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Saiba como fazer o inquérito de satisfação nas escolas

O inquérito de satisfação na escola é muito importante para conseguir melhorar o trabalho e ajudar na retenção de alunos. Por isso, é preciso ter bom senso e profissionalismo para executar esta atividade de forma correta. O inquérito permite analisar como o público-alvo avalia a escola e ajuda a identificar os fatores que podem ser melhorados. Ter uma referência sobre o desempenho é um indicador importante para planear as ações de forma mais inteligente e com foco em resultados.

Neste artigo, explicaremos como elaborar um estudo para compreender o comportamento dos stakeholders (o seu público estratégico) e a importância dessa iniciativa para pais e alunos. Boa leitura!

Defina o que será avaliado

Um inquérito de satisfação só é bem feito quando são estipulados devidamente os aspetos que farão parte das questões. O ideal é que esse trabalho apresente itens que tenham uma relação direta com os serviços da escola, tais como:

· Qualidade do corpo docente.

· Infraestrutura das salas de aula.

· Uso de recursos tecnológicos.

· Carga horária. · Número de alunos por sala.

· Modelo de avaliação.

· Atendimento à comunidade escolar.

· Nível dos materiais utilizados.

· Matérias oferecidas.

· Qualidade do ensino.

· Forma de gerir o património e os serviços.

É fundamental que este processo de escolha conte com a participação de gestores e funcionários para o estudo ser mais abrangente.

Elabore um questionário

O próximo passo do inquérito de satisfação na escola é a criação das perguntas. As questões podem ser de dois tipos: abertas (o entrevistado dá a resposta) e fechadas (o público-alvo escolhe uma das alternativas).

A recomendação é que o questionário tenha perguntas curtas e bem redigidas. Isto fará com que os participantes tenham mais disposição para contribuir. Evite, ao máximo, escrever questões longas, porque isso pode irritar algumas pessoas. Além disso, os enunciados devem ser muito claros e objetivos, sem ambiguidades.

No final do questionário, pergunte ao entrevistado se ele recomendaria a instituição de ensino a amigos e familiares. Esta é uma forma de verificar se ele está contente com o trabalho desenvolvido pela escola.

Opte por um canal

De que forma o questionário será disponibilizado à comunidade escolar? A resposta é essencial para pensar em como será a interação do público-alvo com o estudo. Em alguns casos, é garantido o anonimato dos participantes. Isto faz com que haja mais tranquilidade e sinceridade para responder às questões.

Escolha um canal que facilite a vida ao público-alvo. É possível enviar o inquérito de satisfação por e-mail e por mensagem no WhatsApp. Nos dois casos, deve haver um texto a explicar a finalidade da ação e um link de acesso ao questionário. A

medida é uma forma de atrair mais pessoas e de aumentar a abrangência do estudo.

Determine um prazo

É importante estabelecer, para os que recebem o questionário, o prazo de resposta. Esta postura também é uma forma de organizar todas as etapas do inquérito de satisfação. Dependendo do número de pessoas envolvidas, o tempo de resposta pode ser de quatro dias ou até um pouco mais.

Caso a taxa de resposta esteja abaixo da expetativa, pode ser reformulado o texto encaminhado para os pais e alunos. Isto porque não faz sentido elaborar um estudo para avaliar os trabalhos de uma instituição de ensino, caso não haja o envolvimento dos que devem emitir uma opinião sobre os serviços prestados.

Procure medir os resultados

Depois de recolher as respostas, está na altura de conferir e analisar os resultados. Esta ação pode ser feita através de indicadores que sejam facilmente compreendidos e que retratem os itens avaliados.

Por isso, as respostas sugeridas podem ser, por exemplo:

· Ótimo.

· Muito bom.

· Bom.

· Razoável.

· Mau.

· Péssimo.

À medida que o estudo mostra, com clareza, como a escola está a ser avaliada pelo público-alvo, maiores serão as chances de utilizá-lo como instrumento de melhoria e eliminação de eventuais erros.

Faça a divulgação

Independentemente dos resultados, o inquérito deve ser divulgado aos stakeholders. É uma forma de a instituição de ensino mostrar transparência e respeito com todos os envolvidos.

As informações sobre a performance da escola, verificadas no estudo, devem ser transmitidas de forma clara e objetiva. A divulgação pode ser feita nas mesmas plataformas utilizadas para o envio do questionário. Também pode estar disponível no website da escola e nos murais de aviso.

Não expor os resultados é um comportamento visto como falta de profissionalismo e prejudica a imagem da escola, o que afeta negativamente a fidelização.

Crie um plano de ação É bastante positivo divulgar o resultado do estudo ao público-alvo. Porém, isso não é o suficiente para justificar o investimento num trabalho para avaliar como estão as atividades desenvolvidas.

Também é necessário elaborar um plano de ação a partir das respostas. Elas são fundamentais para verificar o que precisa de ser melhorado e formular novos serviços para cativar ainda mais os alunos e os pais.

A sugestão é que esse plano seja apresentado a toda a comunidade escolar. Assim, é possível haver um maior envolvimento, o que contribui bastante para alcançar as metas e aumentar o nível de satisfação.

Compreenda a importância do inquérito para pais e alunos

Todos gostam de ser ouvidos e compreendidos e esse aspeto deve ser considerado pela escola. Mesmo que obtenha um alto índice de aprovação em avaliações e no Exame Nacional, isso não é sinónimo de que nada precisa de ser alterado.

O inquérito de satisfação escolar mostra uma preocupação com a melhoria da qualidade de ensino, além de sinalizar que a instituição reconhece as necessidades e os interesses dos estudantes e da família.

Assim, os pais e os alunos sentem-se valorizados quando há uma consulta sobre a sua opinião em relação à qualidade do ensino. Em qualquer segmento de atuação, a empresa tem de estar muito atenta ao comportamento dos clientes. Caso contrário, terá um sério risco de perder espaço para a concorrência.

Benefícios do inquérito de satisfação na escola

Agora que já sabe como deve ser feito o inquérito de satisfação escolar e qual é a sua importância, conheça alguns dos seus benefícios para a instituição.

Retenção de alunos na escola

Quando o ensino não é de qualidade ou não está alinhado com os alunos e os seus responsáveis, as chances de perder estudantes aumentam. Além disso, muitas vezes o relato negativo dos utilizadores pode desincentivar novas matrículas, o que é muito mau para a escola. Os alunos satisfeitos podem tornar-se ótimos divulgadores da instituição.

O inquérito de satisfação é uma forma de conhecer melhor os estudantes e de ter a possibilidade de definir ações com base no público. Quando a escola fica presa apenas às próprias impressões, não existe a possibilidade de implementar estratégias que poderiam ser muito mais eficientes.

Possibilidade de aperfeiçoamento do trabalho dos profissionais

Com o inquérito bem feito, a escola consegue perceber melhor quais são os pontos fracos dos serviços oferecidos a partir da perspetiva do utilizador. Isto ajuda a pensar em melhores formas de atuação e a elaborar metodologias mais modernas,

para gerar maior satisfação. É possível, a partir dos resultados, investir em novas formações para os profissionais e também ter uma referência do que procurar na altura da contratação.

É importante considerar que este trabalho deve ser feito continuamente. Ao perceber as fragilidades da instituição e investir em ações para a sua melhoria, é preciso fazer novos inquéritos. Da mesma forma, é fundamental que exista um esforço real de melhoria a partir dos resultados colhidos com o estudo, afinal, os alunos podem ficar desmotivados por oferecerem as suas sugestões e perceberem que não são implementadas.

Maior envolvimento dos pais e alunos nas atividades escolares

Quando a escola demonstra a sua preocupação com os estudantes e acolhe as suas sugestões, eles sentem-se mais valorizados e mais pertencentes àquele ambiente. De modo semelhante, quando a instituição percebe os seus pontos fortes e fracos ela consegue oferecer atividades mais atraentes, que favoreçam o envolvimento dos alunos.

Este conjunto de ações é importante para que os estudantes fiquem envolvidos com a escola e, assim, ajudem a construir uma boa imagem para o local. Isso cria um canal de comunicação mais simples e estimula a sensação de protagonismo também para os pais.

Oportunidade de oferecer formações complementares

Assim como os pontos a serem melhorados, o inquérito de satisfação pode mostrar quais são os aspetos da instituição que o público mais gosta. Isto pode ser uma excelente oportunidade de melhorar o marketing escolar e também de investir em atividades complementares relacionadas, que valorizem o que a escola tem de melhor.

A estratégia de implementar um inquérito escolar pode ser considerada uma forma de compreender que imagem é transmitida, o que ajuda a orientar o planeamento de forma muito mais eficaz. Além disso, pode ser utilizada sempre que for preciso, para avaliar com maior clareza os resultados de alguma ação realizada. É inegável que o inquérito de satisfação na escola pode proporcionar grandes benefícios, porque é um indicador válido de como estão a ser desenvolvidas as ações. Consultar o público-alvo consiste numa tarefa de inteligência de mercado e de humildade, aspetos essenciais para o sucesso.

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