Todas as nossas atividades. INSCREVE-TE AQUI!
Início / Happy Blog / Saiba como ensinar empreendedorismo a jovens
Saiba como ensinar empreendedorismo a jovens

Saiba como ensinar empreendedorismo a jovens

O mundo precisa de mais inovações empreendedoras, mas com que idade devemos começar a nutrir o empreendedorismo na próxima geração de realizadores e sonhadores?

As pesquisas já mostram os benefícios no ensino de empreendedorismo a crianças, feito na escola. Num estudo feito em 330 escolas primárias na Irlanda, 87% dos professores relataram um aumento na confiança entre as crianças que participaram no Programa de Empreendedorismo Júnior, além de melhorias nas suas competências de comunicação e trabalho em equipa. Mas, independentemente delas se tornarem no próximo Elon Musk ou Mark Zuckerberg, as crianças podem beneficiar claramente  de aprender desde muito cedo o básico sobre administrar um negócio. E, talvez o mais importante seja terem pais que possam apoiar, incentivar e fomentar as qualidades e competências de que todos os empreendedores de sucesso precisam.

A chave é concentrar-se em algo que eles estão dispostos a fazer.

O empreendedorismo relaciona-se com a criação de empresas e negócios inovadores que tornaram a nossa vida mais fácil. Isso é possível através de uma grande ideia. Se o seu filho é daqueles que tudo o que vê transforma em brincadeira, fique atento porque pode estar a surgir um novo pequeno empreendedor no mercado. Isso acontece porque as crianças são naturalmente criativas e intrépidas, porque não têm medo de explorar o que é novidade.

Se estivermos a incentivar o desenvolvimento de competências como a criatividade, comunicação, confiança, colaboração, liderança, pensamento crítico e resolução de problemas, os nossos filhos não estarão apenas a desenvolver benefícios sociais e culturais, mas poderão adquirir competências para criar importantes inovações para o mundo. E, talvez o mais importante, devemos ensinar as nossas crianças a serem empreendedoras fazendo da tecnologia educacional um componente significativo de seu currículo.

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração para incentivar as crianças a serem empreendedoras com a vontade de prosperar e não desistir, esforçando-se sempre mais. A ideia de encontrar uma solução para os problemas comuns deve ser ensinada desde os primeiros anos, sempre incentivando as crianças a colaborarem umas com as outras e, assim, fomentando a criação de ideias para o bem comunitário.

Crianças que estão mudando o mundo através da tecnologia

Há muitas crianças e adolescentes que se inspiram no mundo de possibilidades que a tecnologia proporciona e procuram descobrir mais informações para aprenderem a criar e tornar o mundo melhor. Para muitos inventores, esse desejo de ajudar os outros e mudar o mundo aparece numa idade muito precoce. Com o uso da tecnologia, os jovens são capazes de construir protótipos e inventar dispositivos que tenham um real impacto na nossa sociedade.

Podemos citar Mark Leschinsky, de 9 anos, de New Jersey nos Estados Unidos, que enquanto houve o surto do Ebola em 2014 sentiu que queria ajudar. Ele inventou um uniforme auto desinfetante que foi concebido para manter os trabalhadores seguros enquanto tratavam os pacientes. O fato tem três camadas, uma camada interna impenetrável, uma camada central com bolsos cheios de solução desinfetante e uma camada externa perfurada, que permite que a solução mate os vírus da roupa. Em 2015, Mark foi introduzido na Galeria de Jovens Inventores dos Estados Unidos.

Também podemos falar, por exemplo, sobre Hannah Herbst, de 16 anos, que quer fornecer água potável e uma fonte de energia sustentável para as pessoas nos países pobres. Por isso, inventou a Ocean Energy Probe, um dispositivo que converte as correntes oceânicas em energia utilizável através de um gerador. Hannah quer usar a sua invenção para dar energia a bombas de dessalinização de água e converter água salgada em água potável. A sua invenção pode ser a grande solução para a falta de água potável em países do litoral, e por isso ganhou o prémio Young Scientist Challenge da 3M.

Ensinamentos diários de empreendedorismo

portal Geração Empreende simplifica atitudes simples do dia-a-dia para ensinar e aplicar o empreendedorismo com uma criança. Veja algumas destas atitudes:

  • Ensine-a a construir coisas utilizando a criatividade.
  • Incentive-a a doar roupas e brinquedos desde cedo.
  • Leia mais e compre mais livros para as crianças.
  • Valorize mais o esforço da criança do que a sua inteligência.
  • Ensine as crianças a serem mais sociáveis.
  • Carregue o valor da humildade e transmita isso.
  • Peça para eles lhe ensinarem alguma coisa.
  • Em vez de comprar o que eles querem, estimule-os a trabalhar para conquistar aquilo.
  • Incentive-os a produzir alguma coisa e vender no condomínio, na rua ou na escola.
  • Não menospreze a criança por ela ser tímida.
  • Mostre que conseguir dinheiro com o próprio esforço e honestidade é incrível.
  • Em vez de dar mesada, condicione-a como uma recompensa ou remuneração por tarefas dentro de casa.
  • Nunca recompense apenas o bom comportamento.
  • Nunca diga que uma criança não pode ser o que ela sonha.
  • Jamais diga que a criança não vai conseguir.
  • Ouça os planos da criança e a incentive.
  • Elogie o esforço e empenho da criança para os amigos e parentes.
  • Cobre disciplina nas rotinas.
  • Ajude-as a construir seu primeiro negócio.
  • Nunca deixe as crianças acreditarem que há trabalhos desonrosos.
  • Se querem um presente caro, crie um planeamento para que consigam trabalhar por aquilo e perceber o caminho até lá.
  • Comemore quando conseguirem atingir a meta.
  • Valorize o esforço e não seja condescendente.
  • Demonstre que fracassar faz parte da aprendizagem.
  • Deixe-os pensarem um pouco sozinhos para resolver um problema.
  • Estimule a interação saudável entre grupos
  • Mostre que deve haver sempre uma troca para se conseguir o que quer.
Aulas de tecnologia e inovação permitem aprendizagem com diversão

A maioria das pessoas ainda pensa que programação e robótica são conhecimentos difíceis de serem assimilados mas, antes pelo contrário, até as crianças podem aprender os conceitos desde pequenos e começar a criar os próprios jogos, aplicativos, drones e construir um mundo cheio de possibilidades.

As crianças e adolescentes devem aproveitar essa relação com as novas tecnologias para se transformarem em novos criadores. Para além disso, essa aprendizagem ajuda no desenvolvimento de novas competências como, por exemplo, na facilidade na aprendizagem de uma nova língua, melhor raciocínio lógico e organização das ideias e facilidade no trabalho em equipa. Com certeza, esse conhecimento vai ajudá-las ingressar no mercado de trabalho e construir uma carreira promissora.

Sobre a Happy Code

A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (“Science, Technology, Engineering, Arts and Math”), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Tendo como premissa de atuação os valores da responsabilidade, da confiança, da inovação e da consciência social, a Happy Code leciona os seus cursos em centros próprios ou em escolas, empresas, municípios, projetos sociais, centros de estudo, ATLs, entre outros, estando já presente em várias zonas de Portugal.